Presos provisórios participam das eleições de 2010

sexta-feira, 26 de março de 2010 |

Serão criadas 7 seções eleitorais especiais em estabelecimentos do Sistema Penal.


Pela primeira vez presos provisórios do Pará irão participar das eleições. Serão criadas sete seções eleitorais especiais em estabelecimentos do Sistema Penal e outras duas nas unidades de internação de adolescentes para receber votos de respectivamente 1.381 presos provisórios e 66 jovens que cumprem medidas socioeducativas. A decisão saiu nesta sexta-feira (26) durante reunião ocorrida na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) entre representantes da Justiça Eleitoral, da Segurança Pública do Estado, de cartórios e do Tribunal de Justiça.

O presidente do TRE-PA, desembargador João Maroja, cumpre o que determina a Resolução nº 23.219, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e manifesta sua satisfação pelas informações prestadas pela Superintendência do Sistema Penal (Susipe) e pela Fundação da Criança e do Adolescente (Funcap). “A definição do percentual de presos que vamos alcançar, a cesão do corpo administrativo (agentes prisionais) que vão trabalhar nas eleições, nos deixam tranqüilos. A Susipe nos facilitou o trabalho, não vamos ter dificuldade”, confirmou o desembargador João Maroja.

As autoridades presentes assinaram termo de compromisso estabelecido na ata da reunião se comprometendo, cada um na sua área, em atender o dispositivo legal previsto na Resolução e na Constituição Federal, que garante os direitos políticos ao preso que ainda não tenha sido condenado definitivamente.

É  absurdo pensar no dinheiro do contribuinte indo parar dentro do sistema penal, mesmo que seja para a eleição! Imagina quanta propaganda eleitoral vai ser feita dentro da cadeia, entrega de dentadura, comida, promessas de emprego entre várias outras coisas. Tenho pena de quem vai trabalhar nestas seções, imagina encontrar com o cara que te assaltou? Só no Brasil mesmo!


Fonte: Diário do Pará

Postado por Cintia Ferreira

0 comentários:

Postar um comentário