Meirelles pensa na possibilidade de sair candidato em outubro

terça-feira, 30 de março de 2010 |

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse nesta terça-feira (30), após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vai pensar nas próximas 24 horas se deixa o governo para se candidatar nas eleições de outubro.

Meirelles afirmou que na reunião Lula pediu para que ele ficasse à frente do Banco Central até o final do governo. "Tive uma reunião agora com o presidente Lula, uma reunião conclusiva em que ele, em primeiro lugar, diria a opinião dele sobre minha saída ou não do governo. A opinião dele é que eu fique. O pedido é que eu fique à frente do Banco Central para trabalhar para manter o crescimento econômico", afirmou Meirelles.

Tive uma reunião agora com o presidente Lula, uma reunião conclusiva em que ele, em primeiro lugar, diria a opinião dele sobre minha saída ou não do governo. A opinião dele é que eu fique. O pedido é que eu fique à frente do Banco Central para trabalhar para manter o crescimento econômico"

Diante do apelo de Lula, o presidente do Banco Central disse ter pedido mais tempo para decidir se deixa o governo. "Pedi 24 horas e, portanto, amanhã devo comunicar o presidente da minha decisão", disse.

Ontem (29), quando a reunião de Meirelles com Lula para tratar da saída do presidente do governo para disputar as eleições foi adiada para hoje, o presidente chegou a dizer que, para ele, 24 horas “é um tempo infinito”.

O presidente do Banco Central negou ainda que a indefinição sobre sua candidatura afete o mercado. "24 horas não vai fazer a diferença", afirmou. Questionado sobre se estaria inclinado a deixar o governo, Meirelles não quis se posicionar. "Deixo a inclinação para a hora que eu tomar a decisão."

A cerimônia de posse dos substitutos aos cargos deixados por ministros que irão se candidatar ocorrerá amanhã. A expectativa é de que 12 ministros saiam do governo para concorrer nas eleições de outubro. O prazo de desincompatibilização de cargo político para se candidatar termina no fim desta semana.
Há especulações de que Meirelles concorra a uma vaga no Senado Federal, pelo estado de Goiás, ao governo do estado, ou à vice-Presidência da República na chapa de Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT). Meirelles é filiado ao PMDB.

Fonte: G1

Postado por Anna Balvetti

0 comentários:

Postar um comentário