Querem "sujar" o Ficha Limpa. Marina protesta

sexta-feira, 21 de maio de 2010 |

Foto: Ed Ferreira/Agência Estado
Marina Silva rebateu a mudança na redação do projeto Ficha Limpa. A emenda proposta pelo senador Francisco Dornelles, do PP-RJ, modifica uma expressão utilizada no texto e que pode dar brecha a outras interpretações. A crítica da pré-candidata à emenda veio à tona em uma entrevista coletiva dada esta manhã, na Bahia. De acordo com Marina, a mudança da expressão acaba por afetar a coerência do Ficha Limpa.

O projeto, como todos já devem saber, pretende afastar de possíveis candidaturas aqueles políticos que tem “algo podre” em seu histórico. Com a emenda de Dornelles, a expressão "os que tenham sido condenados" foi substituída por “ os que forem condenados”. Um detalhe que faz toda diferença, pois restringe a punição aos casos que ocorrerem somente após a sanção presidencial. O senador desconversa dizendo que a mudança é exclusivamente redacional, “para unificar a linguagem”.

Não é difícil para ninguém perceber que a expressão mudada transformou, sim, o sentido do projeto. Quer dizer que a corrupção dos últimos anos, de episódios como Mensalão vão ser esquecidas? Então os brasileiros precisarão  “engolir” políticos charlatões, cujos escândalos a mídia cansou de noticiar, e vê-los novamente pedindo o nosso voto, como se nada tivesse acontecido? Nem vem com essa de “o que passou, passou”. O Ficha Limpa precisa desinfetar o Brasil de velhos conhecidos “sujinhos” que desfilam em Brasília.

 
 
Luiza Oliveira




0 comentários:

Postar um comentário