Marina: a candidata ecológica

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 |

Hoje o blog Urna Digital encerra as apresentações dos quatro principais candidatos para as Eleições 2010. Nas últimas postagens, foram apresentados os perfis de Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Ciro Gomes (PSB). Para fechar, a quarta possível candidata a ocupar a cadeira de Lula é a senadora que mais teve divergências com Dilma Rousseff. O Urna Digital apresenta a atual Senadora pelo Estado do Acre, Marina Silva.

Nome completo: Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima
Nascimento: Rio Branco, Acre, 8 de fevereiro de 1958 (52 anos)
Atualmente: Ocupa o cargo de Senadora pelo Estado do Acre
Mandato: Desde o dia 1 de fevereiro de 2003
Partido: Partido Verde (PV)
Profissão: Pedagoga
Ta na net: http://www.movimentomarinasilva.org.br/

Resumo: Marina é uma política brasileira, ambientalista e pedagoga, filiada ao Partido Verde (PV). Atualmente exerce o mandato de Senadora pelo Acre.

Nascida em uma "colocação" (casas de seringueiros, geralmente construídas sobre palafitas), a 70 km do centro de Rio Branco, no Acre, aos 15 anos foi levada para a capital, com uma hepatite confundida com malária. Teve a proteção do então bispo do Acre, Dom Moacyr Grechi, e analfabeta, foi matriculada no Mobral - o ambicioso projeto de alfabetização do regime militar.

Levada à atividade política e social pela Igreja Católica, Marina acabou por ter contato com obras marxistas e entrou na universidade. Se filiou ao Partido Revolucionário Comunista (PRC) e formou-se em História pela Universidade Federal do Acre.

Foi professora na rede de ensino de segundo grau e engajou-se no movimento sindical. Fundou a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Acre em 1985, da qual foi vice-coordenadora até 1986. Nesse ano, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) e candidatou-se a deputada federal, porém não foi eleita.
Em 1988, foi a vereadora mais votada do município de Rio Branco, conquistando a única vaga da esquerda na câmara municipal. Em 1994 foi eleita senadora da República, pelo estado do Acre, e de 1995 a 1997, ocupou o cargo de Secretária Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Partido dos Trabalhadores.

Em 2003, com a eleição de Lula para a Presidência da República, foi nomeada ministra do Meio Ambiente. No dia 19 de agosto de 2009, Marina anunciou sua desfiliação do PT.

Entre os prêmios que Marina recebeu ao longo de seus três anos de mandato, em 1 de abril de 2009, a senadora ganhou o prêmio norueguês Sofia, de 100 mil dólares, por sua luta em defesa da floresta amazônica. Segundo a fundação, Marina reduziu o desmatamento na Amazônia para o segundo nível mais baixo em 20 anos, com 59% somente de 2004 a 2007. Ainda de acordo com a fundação, mais de 700 pessoas foram presas por atividades ilegais na floresta, mais de 1.500 empresas foram fechadas, e equipamentos, propriedades e madeira ilegal foram apreendidos.

Assim como a adversária Dilma Rousseff, Marina Silva foi considerada pela Revista Época uma dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Conheça a história completa da candidata aqui.

- A confirmação dos candidatos que disputarão o cargo de Presidente da República sairá entre os dias 10 e 30 de junho deste ano, quando ocorrem as convenções partidárias para a escolha de candidatos. O registro dos escolhidos deve ser feito até o dia 5 de julho. Então, continue acompanhando o Urna Digital e fique por dentro das Eleições 2010!

0 comentários:

Postar um comentário