Dilma: a queridinha do Lula

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010 |

Os candidatos que disputarão as Eleições 2010 só serão divulgados em junho. Mas, mesmo aqueles que não estão ligados na política brasileira, já devem ter notado quatro rostos que aparecem frequentemente na mídia: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Ciro Gomes (PSB) e Marina Silva (PV). Para quem ainda não conhece os quatro políticos apontados como os principais candidatos para ocupar a cadeira de Presidente da República, o blog Urna Digital vai dar uma força. Hoje começamos com o perfil da candidata escolhida pelo atual presidente Luis Inácio Lula da Silva, a Dilma Rousseff.

Nome completo: Dilma Vana Rousseff
Nascimento: Belo Horizonte, Minas Gerais, 14 de dezembro de 1947 (62 anos)
Atualmente: Ocupa o cargo de Ministra-chefe da Casa Civil do Brasil
Mandato: Desde o dia 21 de junho de 2005
Precedido por: José Dirceu
Partido: Partido dos Trabalhadores (PT)
Profissão: Política

Resumão: Dilma é uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Atualmente é ministra-chefe da Casa Civil, e a pessoa mais cotada a ser a candidata apoiada pelo atual governo para as eleições à Presidência da República, indicada pelo Lula, em 2010.

Nascida em família de classe média alta e educada de modo tradicional, interessou-se pelos ideais socialistas durante a juventude, logo após o Golpe Militar de 1964. Após integrar organizações que executavam atividades ilícitas, passou quase três anos presa, entre 1970 e 1972, quando foi submetida à tortura.

Reconstruiu sua vida no Rio Grande do Sul e ajudou na fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Exerceu o cargo de secretária municipal da Fazenda de Porto Alegre e mais tarde foi secretária estadual de Minas e Energia, até se filiar ao PT.

Participou da equipe que formulou o plano de governo na área energética na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em 2002, onde se destacou e foi indicada para titular do Ministério de Minas e Energia. Devido ao escândalo do mensalão, crise que levou à renúncia do então ministro José Dirceu, foi nomeada ministra-chefe da Casa Civil. Conhecida pelo temperamento difícil, Dilma esteve no centro de várias polêmicas, ao mesmo tempo em que se tornou a candidata preferida de Lula para sucedê-lo. Foi considerada pela Revista Época uma dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Conheça um pouco mais da tragetória da candidata aqui.

- Aguarde! Nas próximas postagens o Urna Digital vai te apresentar o José Serra (PSDB), o Ciro Gomes (PSB) e a Marina Silva (PV).

0 comentários:

Postar um comentário