Se você ainda não tirou seu título de eleitor, corre porque ainda dá tempo!

domingo, 11 de abril de 2010 |

A solicitação do título pode ser feita pela internet .
O eleitor deve preencher seus dados, escolher um local de votação e comparecer ao cartório eleitoral, portando RG ou certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e de quitação do serviço militar (homens dom idade entre 18 e 45 anos).
A inscrição também pode ser feita diretamente no cartório eleitoral; e o título é emitido na hora.

Fique atento aos prazos:
Em ano que não ocorra eleição, a inscrição eleitoral e a transferência podem ser requeridas a qualquer momento. Já em ano eleitoral tais requerimentos só podem ser formulados até 150 dias antes da data da eleição, ou seja, no mês de maio.

Importância do título de eleitor:
A inscrição eleitoral habilita o cidadão a participar da vida política de sua comunidade. Lembrando que a inscrição e o voto são obrigatórios para os que têm entre 18 e 70 anos. O título é exigido em várias ocasiões, como por exemplo: pelo empregador no momento de sua contratação; após cada eleição, para comprovar a quitação eleitoral; para tirar ou renovar o passaporte; para tirar CPF e recadastramento de contribuintes isentos (pela Internet); para matrícula em colégios e faculdades; para inscrição em concurso público e, ocorrendo aprovação no mesmo, para posse no cargo, etc.

O titulo de eleitor não tem prazo de validade desde que o cidadão vote regularmente. Se deixar de votar ou justificar por três eleições consecutivas, seu título será cancelado. Cada turno é considerado uma eleição.

Confira mais informações no Tribunal Regional Eleitoral

Por Daphine Machado

0 comentários:

Postar um comentário