Baixarias no horizonte

segunda-feira, 19 de abril de 2010 |

Os jornais e revistas do último fim de semana concentraram-se na análise do aparente vigor da economia brasileira, dando repercussão a previsões otimistas sobre o período pós-crise financeira. Também deram espaço para os debates sobre o projeto de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Xingu, e à eleição indireta do sucessor de José Roberto Arruda no governo do Distrito Federal. Mas o tema predominante, desde sábado (17/4) até as edições de segunda-feira (19) é a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A revista Veja compõe o destaque negativo do período, com uma edição sem pudores: o leitor da revista já não tem como diferenciar notícias de boatos e meros palpites. Aquela que já foi a mais influente publicação nacional não passa de um panfleto. Sua leitura já não é suficiente para dar um retrato da semana e os jornalões de domingo, com seus cadernos especiais, cumprem melhor o papel de resumir o período.
Ainda assim, o leitor de jornais pode se ressentir de algum descompasso no acompanhamento dos fatos: o noticiário e as análises dos cadernos de economia e negócios fazem um otimista e animado retrato do Brasil, mas a seção de política e o noticiário sobre o dia a dia nas nossas cidades revelam as mazelas que ainda emperram a vida dos brasileiros.

Leia mais

0 comentários:

Postar um comentário